CALENDÁRIO 2020 DO ECOMMERCE

As datas comemorativas oferecem um grande potencial para o comércio digital, elevando as vendas, atraindo novos clientes e aumentando o ticket médio. Pensando nisso, 0 Calendário 2020 do Ecommerce é uma iniciativa da Sept Mídia para te ajudar a pegar carona nas oportunidades de venda oferecidas por esses períodos, tendo a oportunidade de planejar as tuas ações de forma antecipada e estar sempre preparado para garantir uma boa experiência de compra aos seus clientes. 

Também separamos uma série de dicas de ações para te ajudar a definir a melhor forma de abordar a clientela e se destacar da concorrência, além de trazer dados relevantes que mostram o grande potencial oferecido por essas datas. 

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE CALENDÁRIO 2020 DO ECOMMERCE: 

  • Como Garantir o aumento das vendas em datas comemorativas
  • Calendário 2020 do Ecommerce
  • Feriados Prolongados de 2020
  • Aniversários das Capitais Brasileiras
  • Os segredos para ter um ano promissor nas vendas

BOA LEITURA E BOAS VENDAS!

COMO GARANTIR O AUMENTO DAS VENDAS EM DATAS COMEMORATIVAS

Abaixo seguem algumas dicas essenciais para criar uma boa estratégia, alavancar suas vendas e o valor do ticket médio em datas comemorativas: 

  • Defina a melhor estratégia para abordar os seus clientes. 
  • Analise a viabilidade de incentivos como descontos e fretes grátis. 
  • Estabeleça um clima de incentivo ao consumo, mesmo naquelas datas que não estão diretamente ligadas à compras. 
  • Defina quais os aspectos essenciais a serem trabalhados na data em questão, especialmente no que diz respeito à logística. 
  • Direcione suas ações de marketing digital, como e-mail e anúncios patrocinados, para os segmentos de público que se identificam com as datas escolhidas. 
  • Utilize informações obtidas pelo CRM para enviar ofertas que tenham a ver com o perfil dos seus clientes.

MAIO

Maio é o mês das mães, um dos maiores eventos do varejo nacional, mas também traz uma série de outras oportunidades a serem exploradas pelos mais diversos segmentos de ecommerce. 

DIA 01 – DIA DO TRABALHO

O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, é comemorado todo dia 1° de Maio. Para a data, vale a pena investir em itens de escritório e voltados para as profissões. Use a comunicação para homenagear os trabalhadores. 

DIA 04 – STAR WARS DAY

O Star Wars Day é uma brincadeira dos fãs de Star Wars com o quatro de maio que em inglês, “May the fourth”, lembra o cumprimento Jedi “May the force be with you”. Pode ser uma oportunidade para se comunicar com essa fanbase, através de referências à saga e promovendo vendas de produtos relacionados como camisetas, livros, canecas, etc…  

Dia 08 – Dia Nacional do Turismo 

O Turismo é uma das atividades que mais crescem no país. Aproveite esse dia para oferecer pacotes de viagem e hospedagem com descontos especiais. 

DIA 10 – DIA DAS MÃES

Comemorado todo segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma data chave para o comércio e uma oportunidade de aumentar as vendas oferecendo benefícios aos consumidores. 

Lembrando que a comunicação não deve focar apenas no público feminino, uma vez que todo mundo compra presentes para as mães. 

As campanhas costumam ter um tom mais emotivo e o ideal é que comecem com pelo menos 10 dias de antecedência. 

Prepare seu ecommerce com antecedência, verifique estoques e prazos de entrega para garantir que os produtos cheguem a tempo. Um diferencial pode ser oferecer entrega rápida para aqueles que deixaram as compras de última hora. 

Outra boa estratégia é investir em cupons de desconto, embalagens e cartões que te diferenciam dos seus concorrentes. 

Box: Dados:
Um levantamento da Linx, empresa especializada em ecommerce, mostra que em 2018 o Dia das Mães representou um aumento médio de 9,3% nas visualizações diárias em lojas virtuais, com um pico de aumento de 31% nesta data. O aumento médio da receita nesse período foi de 9%. )

Segundo relatório da Social Miner, em 2019 o pico de vendas aconteceu entre os dias 6 e 8 de maio, a menos de uma semana do evento, mostrando uma tendência dos consumidores em deixar as comprar para a última hora.  

Os itens que mais se destacaram em 2019 nesse evento foram Saúde e beleza, Eletrodomésticos, Eletroportáteis, Moda e Multicategorias.  

DIA 13 – DIA DO AUTOMÓVEL

O Mercado online de autopeças vem crescendo bastante nos últimos anos. Aproveite essa data para realizar campanhas para esse nicho específico, apelando também para os apaixonados por automobilismo. 

Dica da Sept Mídia: O segmento de autopeças se tornou a categoria líder de vendas no Mercado Livre. Que tal anunciar os seus produtos por lá também?

DIA 25 – DIA DO ORGULHO GEEK

O Dia do Orgulho Geek é uma data dedicada aos aficionados por literatura, histórias em quadrinhos, videogames, séries e cinema. Lembrando que esse público costuma ser formado por heavy users de mídias sociais, aproveite a data para promover um bom engajamento com seus clientes. 

Esse nicho também é muito adepto ao universo de compras on-line, então garanta uma boa experiência de compra e pós compra. 

Crie promoções de produtos relacionados aos universos Marvel, DC e Star Wars, além de eletrônicos, coleções, histórias em quadrinhos em geral,  jogos vídeo-games, vestuário e canecas.

JUNHO 

Junho é o mês das quermesses e dia dos namorados! Use a criatividade para o seu ecommerce também entrar no clima! 

DIA 03 – DIA MUNDIAL DA BICICLETA

Que tal pensar em campanhas voltadas para os ciclistas? Aqui vale desde descontos em bicicletas, peças e acessórios até promoções em serviços de aluguel de bikes. Que tal estimular seus clientes a usarem esse meio de transporte nesse dia? 

DIA 11 – CORPUS CHRIST

DIAS 13 – 29 – FESTAS JUNINAS

A época das quermesses tem um imenso poder sobre o imaginário dos brasileiros. Que tal aproveitar para customizar seu site, chamando a atenção de novos clientes. Envie pequenos brindes com as suas encomendas como paçocas, pés-de-moleques e outros docinhos típicos ou então um correio elegante. Também é uma boa oportunidade para focar em roupas com estilo country. 

DIA 12 – DIA DOS NAMORADOS

É comum nessa data que as lojas do varejo ganharem uma decoração vermelha e de corações. No ecommerce não tem como ser diferente! Customize o seu site e páginas para criar um clima mais romântico para os seus clientes. 

A originalidade no presente é sempre uma questão nessa data, então prepare kits criativos, brindes, embalagens diferenciadas, além de oferecer promoções do tipo pague 1 leve 2. No segmento de turismo, criar pacotes para duas pessoas também é uma ótima ideia..  

DIA 13 – DIA DO TURISTA

Para quem trabalha no segmento de venda de passagens e pacotes turísticos aqui estão uma excelente oportunidade de homenagear seus clientes e recuperar carrinhos abandonados com condições especiais de pagamento. 

DIA 20 – INÍCIO DO INVERNO

Além de ser o momento para o segmento de Moda e Acessórios trocar as coleções, é uma boa oportunidade para os ecommerces de casa e decoração lançarem campanhas para venda de edredons e outros itens que preparem a casa e a deixe mais aconchegante para a chegada das temperaturas mais frias. 

DIA 28 – DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQI+

Assim como o Dia da Mulher, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+ é marcado pelas lutas dessa minoria por igualdade de direitos. Além de uma oportunidade de posicionar a sua marca, também é a chance de trabalhar um nicho de público ainda pouco explorado aqui no Brasil e que possui um grande poder aquisitivo. Mas cuidado para não cair em clichês e estereótipos na hora de selecionar produtos para promocionar. Muito mais do que escolher entre um item e outro, é necessário entender que os LGBTQI+ possuem todo um estilo de vida diferenciado. 

JULHO

Chegaram as férias escolares! Aproveite para pensar em promoções ligadas a esporte, lazer e brinquedos. Também ofereça vantagens para os pais que desejam antecipar a compra de material escolar para o segundo semestre. 

DIA 13 – DIA MUNDIAL DO ROCK

Hoje é dia de Rock, bebê! O Dia Mundial do Rock é uma excelente oportunidade para se relacionar com o público mais jovem nas redes sociais. Além do mais, é uma oportunidade de venda para os segmentos de instrumentos musicais, álbuns, CDs e itens colecionáveis. Também vale a pena investir em promoções com sorteio de ingressos para shows e festivais.

DIA 19 – DIA DO FUTEBOL

Que o futebol é uma paixão nacional, todo mundo sabe! Então aproveite essa data para conversar com seu público nas redes sociais e promover a venda de itens oficiais como bolas, camisetas, uniformes, e até mesmo livros com a história do esporte. 

Também são válidas promoções com sorteios de ingressos para jogos ou kits com itens colecionáveis dos times favoritos dos seus clientes. 

Dica Sept Mídia: No Dia do Futebol, não esqueça também de contemplar o futebol feminino. Focar em estratégias voltadas para o público feminino também é uma maneira de contornar os estereótipos da data e se destacar das demais campanhas. 

DIAS 24 DE JULHO A 9 DE AGOSTO – OLIMPÍADAS 2020  

As Olimpíadas acontecem apenas de 4 em 4 anos, então, é melhor não deixar passar a oportunidade de surfar na onda desse evento mundial. Além do segmento mais óbvio a ser explorado, o de esportes, todos os tipos de ecommerce podem tirar proveito desse evento. Promova uma comunicação voltada para os jogos, e fique antenado às principais discussões para não ficar de fora. 

Além disso, você pode pensar em campanhas que “premiem” seus clientes mais engajados ou proporcionar algum tipo de competição entre eles que leve a prêmios. 

DIA 26 – DIA DOS AVÓS

Avôs e avós mimam os seus netos com presentes e lembranças durante o ano todo. Que tal estimular os seus clientes a retribuem o favor no dia deles? Pense em campanhas emotivas que estimulem seu público a presentear os vovôs e vovós. Pensar em cartões e embalagens também pode ser um bom diferencial. 

DIA 30 – DIA DO AMIGO

Ter amigos é muito bom e comemorar com eles, é melhor ainda. Existem várias datas consideradas como “Dia do Amigo”, mas o 30 de Junho é o mais aceito por corresponder ao Dia Mundial da Amizade definido pelo calendário da ONU. 

Aproveite a data para fortalecer a sua marca, engajar o público e conquistar novos clientes. Você pode criar promoções como “marque um amigo e ganhe desconto”, “na compra de um produto, ganhe outro para presentear o seu amigo”, ou “indique um amigo e ganhe”. Também é uma boa data para fortalecer a relação com parceiros de negócios. 

AGOSTO

Agosto é o mês de volta às aulas para o segundo semestre. Aproveite a proximidade do Dia do Estudante para pensar em campanhas e promoções no segmento de material escolar e papelaria

Dica Sept Mídia: Já comece a pensar as suas estratégias para a Black Friday! 

DIA 05 – DIA NACIONAL DA SAÚDE

Essa data foi criada para conscientizar o brasileiro sobre cuidados com a saúde. Pode ser uma oportunidade para campanhas que estimulem a realização de atividades físicas e alimentação saudável. Com a devida cautela, também pode ser uma data a ser explorada pelo segmento de farmácias, clínicas e planos de saúde. 

DIA 09 – DIA DOS PAIS

O dia dos pais é a época para criar campanhas focadas no público masculino, mas sem cair no clichê de oferecer gravatas e meias sociais como presentes. Existem inúmeros perfis de pais e todos eles podem ser contemplados, sejam eles viajantes, esportistas, homens de negócio, entre outros. 

Para se destacar da concorrência, ofereça condições especiais de pagamento e frete. Assim como no dia das mães, entrega rápida é uma boa opção para quem deixa as compras para a última hora. 

Historicamente segmentos como eletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e celulares são alguns dos mais procurados, então, que tal criar uma área do seu site específica para o dia dos pais com esses produtos? 

Não deixe de investir na criação de kits, assim como embalagens e cartões. Fique atento à experiência do cliente e mantenha o foco no pós-venda, assim, você fideliza compradores que ainda não conheciam a sua marca. 

Box: Dados: Dados do Ebit/Nielsen mostram que em 2019, as vendas do ecommerce no dia dos pais superaram as do dia das mães em 14%. Os produtos mais vendidos foram Perfumaria e Cosméticos, Saúde, Moda e Acessórios e Casa e Decoração.

DIA 11 – DIA DO ESTUDANTE

Pense em campanhas focadas nesse público com descontos em materiais escolares, mochilas, notebooks e tablets.

DIA 15 – DIA DA INFORMÁTICA

Aqui o foco é o comércio eletrônico. Vale desde promoções de notebooks e tablets, até a criação de kits de acessórios para o computador.

SETEMBRO

O Mês é marcado pelo Início da Primavera, data importante para a moda, mas que também pode ser aproveitada por outros segmentos. Basta um pouquinho de imaginação! 

DIA 15 – DIA DO CLIENTE

No meio do turbilhão de ofertas desse período, realize ações que engajem seu público e te destaquem da concorrência. 

Aqui o foco é criar campanhas que presenteiem o seu cliente, mostrando o quanto ele é importante para você. 

Ofereça cupons de desconto, brindes, frete grátis para fidelizar o seu consumidor. Também é uma boa investir em ações de remarketing, resgatar consumidores desengajados e recuperar carrinhos abandonados. 

DIA 22 – INÍCIO DA PRIMAVERA

O ínicio da primavera também marca o retorno das temperaturas mais quentes, sendo uma excelente oportunidade para promover uma queima de estoque dos produtos de inverno, especialmente nos segmentos de decoração e de moda. Neste último, é o dia de lançar as novas coleções que tenham a cara dessa nova estação.

DIA 30 – DIA DA SECRETÁRIA

Uma data a ser explorada pelos segmentos de itens de escritório, informática e até flores e cartões. 

OUTUBRO

E aí, tudo pronto para a Black Friday? Se você ainda não terminou de se planejar, agora é a hora! Outubro também é o mês para começar a arregaçar as mangas para as campanhas de natal e ano novo! 

DIA 01 – DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA

Uma boa oportunidade para se comunicar com os amantes da música. Os produtos que podem ser promocionados são diversos, desde instrumentos, CDs e LPs, itens colecionáveis, livros, até artigos relacionados como camisetas, canecas, entre outros. Assim como existem diversos estilos musicais, também existem diversos perfis de adoradores da música, então pense em como cativar cada um deles. 

Oferecer brindes com ingressos para a ópera, sinfônica, shows de rock e MPB também podem ser uma boa estratégia. 

DIA 04 – DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

Esse é um dia essencial para cativar donos e amantes de Pets. Lance mão de campanhas com teor emotivo, que falem sobre cuidados e também sobre o amor para com os animais.

 Lembrando que os clientes desse segmento costumam ser muito exigentes, então capriche no atendimento e passe todas as informações sobre produtos e condições de forma bem clara. 

DIA 12- DIA DAS CRIANÇAS

O dia das crianças representa um dos melhores resultados para o varejo ao longo do ano, especialmente no que diz respeito à venda de brinquedos. 

No ecommerce não é diferente. Ofereça boas condições de compra como descontos progressivos e frete grátis. 

Enviar um mimo para as crianças também é sempre uma boa pedida. Você pode criar um ambiente específico para o Dia das Crianças com produtos separados por idade e kits especiais, uma vez que muitos clientes compram presente para mais de uma criança. 

Apesar do protagonismo da época cair sobre os brinquedos, existe toda uma série de segmentos a serem explorados, como o de roupas infantis, calçados, livros, tecnologia e produtos escolares.

Lembre de focar sua comunicação nos pais. Trabalhe com o lúdico e pense formas de trazer esses adultos de volta ao universo infantil.  A publicidade para crianças possui regras específicas, então é necessário cautela ao planejar a sua comunicação. 

Box Dados:
Dados do Boa Boa Vista mostram que em 2019 as vendas pelo ecommerce no Dia das Crianças tiveram um crescimento de 3,1% em relação a 2018. Essa data também apresentou os melhores resultados do  em relação a outras datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Pais.

DIA 15 – DIA DO PROFESSOR

Uma boa ocasião para incentivar os seus clientes a homenagearem e presentearem os seus mestres. Explore os segmentos de livros e também de flores.  

DIA 31 – HALLOWEEN

O Dias das bruxas é comemorado sempre no dia 31 de Outubro. Apesar da data ter um apelo especial para segmentos como fantasias, lentes coloridas, maquiagem artística, e decoração é possível usar a imaginação para explorar outros nichos. Capriche nas referências a cultura pop. 

Livros de terror e ficção, coleções de filmes, tudo isso também gera bastante impacto nessa data. 

NOVEMBRO

Prepare-se para um significativo aumento no volume de compras. Além da realização da Black Friday, o mês também é marcado pelo recebimento do 13º Salário e o volume de compras é beneficiado pela proximidade do natal. 

DIA 02 – DIA DE FINADOS

DIA 11 – DIA DOS SOLTEIROS

É uma data praticada principalmente pelos marketplaces chineses, Apesar de ainda não ter a mesma força no Brasil, a data pode ser explorada para incentivar seus clientes a presentearem a si mesmos.  

DIA 15 – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (FERIADO)

DIA 27 – BLACK FRIDAY

A Black Friday já é considerada a principal data para o ecommerce no Brasil e vem se fortalecendo ainda mais. Nesse período, varejistas chegam a registrar um crescimento de até 120% nas conversões. 

É por isso que a data exige muita preparação e planejamento que deve acontecer o ano todo. É preciso um especial cuidado com o estoque, para que não faltem e não sobrem produtos, e também com a logística, garantindo a entrega dos produtos adquiridos. 

Outro ponto a que o lojista deve estar atento é aos canais de atendimento e também a infraestrutura da loja virtual, evitando instabilidade com o aumento do volume de vendas. 

Negocie com antecedência com seus fornecedores e marketplaces para oferecer descontos reais, nada de “a metade do dobro”. 

Assim você também garante a confiabilidade e a boa relação do cliente com a sua marca. Também é importante ter uma linguagem clara e definir bem as regras de trocas e devoluções para auxiliar o seu atendimento. 

BOX: Dados: 

Dados do Ebit mostram que em 2019 a Black Friday foi responsável por um total de R$ 3,2 bilhões em vendas, uma alta de 23,6% em relação á 2018. As categorias mais vendidas incluem eletrodomésticos, smartphones e eletrônicos.

DIA 30 – CYBER MONDAY

A Cyber Monday é um evento que também vem ganhando bastante força no Brasil nos últimos anos. Ela corresponde à primeira segunda-feira depois da Black Friday. É uma tentativa dos lojistas de estender as promoções, especialmente no setor de eletrônicos. 

É uma boa época para promover a queima de estoques, deixando caminho livre para os lançamentos do natal. 

Pode ser um bom período para promocionar itens que não estavam na Black Friday, promover campanhas de reengajamento e recuperar carrinhos que foram abandonados com condições especiais. 

Dica Sept Mídia: Mesmo sendo eventos separados, muitos lojistas integram as suas ações para Black Friday e a Cyber Monday, realizando um esquenta já na quinta-feira e mantendo as promoções até o início da semana. 

DEZEMBRO

Chegaram as férias de verão, ótima oportunidade para ser explorada pelo mercado de turismo! Esteja preparado também para as compras de final de ano!

DIA 21 – INÍCIO DO VERÃO

O Início do verão é a época de lançamento das coleções mais soltas, com tecidos leves, estampas e moda praia. Além disso, é uma excelente oportunidade para ações pensadas em turismo e campanhas de bem estar. 

DIA 25 – NATAL

Principal data para dar e comprar presentes, no natal as pessoas buscam pelos segmentos mais diversos. 

Assim como na Black Friday, o planejamento deve começar com meses de antecedência, garantindo a reposição de estoque, o bom funcionamento da infraestrutura do seu ecommerce e principalmente a logística para garantir que os produtos cheguem ao consumidor antes do dia 25. 

A comunicação também deve começar previamente. Aqui, vale a pena usar a imaginação para se diferenciar dos seus concorrentes, criando conteúdos exclusivos para o natal e destacando ofertas dos produtos mais desejados em canais estratégicos. 

O foco das vendas deve estar na experiência de compra do cliente, então tematizar seu ecommerce é indispensável. Você também pode investir em entrega rápida para aqueles que deixaram as compras para a última hora e também em embalagens e cartões que servem como um diferencial.   

Outro ponto importante, assim como na Black Friday, é deixar as regras de troca e devolução muito bem definidas. Assim você auxilia o seu atendimento. 

Box: Dados: Levantamento da ClearSale, empresa especializada no ecommerce, mostra que o brasileiro gastou cerca de R$ 14,1 bilhões no ecommerce entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro.

Dica Sept Mídia: Na proximidade de datas importantes para o comércio, entre em contato com os marketplaces no quais você anuncia e veja saiba quais ações que eles estão planejando.

DIA 26 – BOXING DAY

A data foi criada pelo ecommerce para promover a desova dos produtos que não foram vendidos no natal, com preços e condições especiais.

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Título
Open chat
Precisando de ajuda?