A importância da comunicação em tempos de crise – Como o marketing digital pode ajudar

Enfrentamos dias difíceis, um período pra lá de desafiador. Vivemos um momento onde estamos sendo obrigados a nos reinventar, adaptar nossa rotina e criar novas formas de realizar nosso trabalho, simplificar as tarefas do dia a dia. Para as empresas o desafio é ainda maior, pois é preciso manter o contato e a proximidade com o cliente, além de outras tantas reestruturações necessárias para este período, seja em relação aos colaboradores ou até mesmo com o mercado.

Uma coisa é fato, todo este cenário que vivenciamos hoje afeta não só as pessoas, mas também as empresas, marcas e negócios. Em tempos de crise é necessário ter estratégias bem claras de atuação. Agora, mais importante do que vender ou buscar oportunidades de se sair bem, é preciso estar presente, colaborar e se comprometer com esse momento de emergência na saúde pública.

Marketing Digital como ferramenta de participação e engajamento

Estratégias mirabolantes nem sempre são uma boa ideia. Em um momento como esse, o mais prático e eficiente é recorrer a ferramentas assertivas que realmente gerem resultado e sejam simples e fáceis de manter. O marketing digital pode ser um excelente aliado para estabelecer contato com os stakeholders da sua empresa e estar presente nesse momento.

Antes de mais nada é preciso conhecer a sua marca e identificar como ela pode colaborar com esse cenário. Qual o papel que ela desempenha na vida das pessoas e de que forma ela pode ser útil neste momento? Feito isso, defina quais estratégias de marketing digital serão utilizadas para estabelecer contato com os clientes, prospects e demais públicos. A seguir, elencamos algumas ferramentas de marketing digital que podem te ajudar nesta tarefa:

  • Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma excelente forma de manter o contato com o público, independente do setor. Hoje, cerca de 70% da população utiliza internet em todo o Brasil, por isso a importância de ter um bom planejamento com conteúdos de qualidade e relevantes, que informem e criem conexão. Blogs, posts direcionados para as redes sociais, e-mails marketing e outros conteúdos autorais podem levar informação, ajudar no processo de formação de opinião, além de manter as pessoas próximas da sua empresa.

  • Otimização dos conteúdos

Não basta produzir conteúdo, é preciso que eles sejam otimizados e adaptados ao hábito de leitura e as buscas virtuais dos usuários. Tanto os sites quanto os blogs e outros conteúdos publicados devem ser escaneáveis, ou seja de fácil leitura, mobile friendly, acessível aos dispositivos móveis, e é claro com informações relevantes.

  • Sites Responsivos e Mobile First

Cerca de 97% dos usuários da internet navegam usando smartphones no Brasil, diante disso vemos a importância de ter sites responsivos e, mais do que isso, criados com base na experiência mobile em primeiro lugar.

  • Estratégias a partir das buscas

Se levarmos em consideração que cerca de 92,15% dos brasileiros realizam pesquisas no site do Google, fica claro a importância de estabelecer estratégias de marketing digital com base nessa perspectiva. É preciso conhecer bem a persona da marca, entender o que ela busca na internet e a forma que realiza essa pesquisa. Além disso, é necessário considerar técnicas de SEO para os conteúdos produzidos e mantê-los sempre atualizados.

A comunicação é uma ferramenta muito forte e estratégica para este momento. Ela deve ser utilizada da forma correta para manter o mercado em movimento, unir pessoas, empresas e causas, e assim ajudar no enfrentamento dos pontos de crise seja na saúde, na economia ou na vida pessoal de cada cidadão.

Informe, oriente, seja atencioso. Coloque os serviços da sua empresa à disposição, ofereça suporte e mostre que a sua marca está comprometida em ajudar.

Utilizando essas ferramentas de marketing digital para produzir conteúdos relevantes, confiáveis e de qualidade, você poderá não só colaborar com o seu público, como também fortalecer o engajamento e a participação da sua organização nesse momento desafiador.

Juntos podemos encontrar novas formas de atingir os objetivos e avançar!

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